Buscar
  • agromotivageo

Você já ouviu falar em Agroindústrias? Saiba mais dessa área que representa mais de 5% do PIB Brasil




O agronegócio é considerado um dos motores da economia brasileira e diversos segmentos são responsáveis pelo seu sucesso, dentre eles a agroindústria. Esse termo surgiu nas décadas de 1940 e 50, quando empresas norte-americanas financiaram pesquisas tecnológicas na América do Sul, com o objetivo de aumentar a produção de alimentos. dos produtos agropecuários no próprio espaço rural.

O objetivo dessa mudança, também conhecida como Revolução Verde, era fazer com que agricultores e pecuaristas deixassem de ser apenas fornecedores de matérias-primas para ganhar outros espaços nos comércios nacional e internacional, ou seja aumentar o valor agregado das mercadorias para esse produtor. E isso se deu com a implementação de novas tecnologias, que aproximou a agropecuária dos setores industriais urbanos. Surgindo assim o conceito que compreende os processos de transformação e beneficiamento dos produtos agropecuários no próprio espaço rural.

Dessa maneira, os produtos do campo são comercializados com maior valor, integrando ainda mais as culturas rurais (agricultura, pecuária, silvicultura etc.) à economia de mercado. Para se ter ideia, o agronegócio corresponde a mais de 22% do PIB brasileiro e dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostram que a agroindústria corresponde a 5,9% desse valor.

Quais são os setores que mais tem se beneficiado com a agroindústria? Frigoríficos, leites e derivados, indústria têxtil, ração animal, equipamentos agrícolas e outros. De acordo com o Ministério da Agricultura, o desafio dos últimos anos têm sido inserir os agricultores familiares no modelo agroindustrial.

Mas não são só os produtores que são beneficiados, os consumidores também são impactados por com benefícios como maior disponibilidade e prazo de validade mais prolongado.

Está pensando que tipo de tecnologia pode ajudar a revolucionar a agroindústria? Nós podemos te ajudar!


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo