O  que  é Aquicultura ?

A aquicultura é responsável pela produção de peixes e outros recursos aquáticos, para fins variados. Embora o principal objetivo da piscicultura (criação de peixes) seja a comercialização de pescado como recurso alimentício (incluindo seus ovos), estes animais também são cultivados para uso esportivo (pesca esportiva; também são utilizados como isca) e ornamental (aquários). Além dos peixes, a aquicultura também foca na produção de algas e outras plantas marinhas (Algicultura), utilizadas na alimentação e elaboração de medicamentos farmacêuticos; moluscos, como ostras e mexilhões (Malacocultura); e crustáceos, dentre os quais destaca-se o camarão (Carcinicultura). Estes animais podem ser cultivados em ambiente natural como lagos, lagoas e o próprio oceano, como também em tanques artificiais construídos pelo homem. Entre as metodologias utilizadas para produção aquícola, pode-se citar o uso de viveiros escavados no solo (reservatórios que permitem a entrada e saída de água), tanques-rede ou

gaiola flutuante, e o cultivo em espinhel e balsas.

(fonte:www.infoescola.com/economia/aquicultura/)

WhatsApp Image 2020-12-28 at 18.24.27.jp
WhatsApp Image 2020-12-28 at 18.25.25.jp

Pisicultura  e Carcinicultura 

Hoje os principais segmentos (Psicultura e Carcinicultura) desenvolveram sistemas sofisticados de cultivo chamados de cultivos intensivos ou cultivos fechados.

 

Esse sistema separa o ambiente cultivado do exterior criando (ou replicando) assim um bioma específico tido com o bioma ideal para o desenvolvimento concentrado e acelerado do cultivo,

 

A Agromotiva participa ativamente junto a seus clientes na confecção desses sistemas fechados de cultivo fornecendo:

•  Geomembranas para a impermeabilização do reservatórios (e com a impermeabilização vem o controle de parâmetros da agua como: Salinidade/ Alcalinidade/ Ph e temperatura).

•  Filmes para cobertura de Estufas (e com os filmes o controle pluviométrico, e a blindagem do sistema contra as variáveis das aguas da chuva).

• Tubulações para composição de sistema de drenagem de líquidos e gases por baixo do reservatório, bem como a ligação entre reservatórios e a caixa de despesca.

Algumas obras de Aquicultura / Carcinicultura as quais tivemos o privilégio de participar: